sábado, 26 de abril de 2014

O que nossos pés e unhas revelam

Estou aqui compartilhando agora uma leitura do livro que adquiri no ano passado, a bíblia da reflexologia, que fala absolutamente tudo sobre os pés e como funciona este trabalho. Muito legal!

Os pés revelam muito sobre nosso estado de saúde e muitas vezes, problemas que relacionam-se a outras partes do corpo. O modo com que conduzimos nossa vida, aquilo que comemos, bebemos, exercícios praticados e como nos sentimos, o reflexologista pode encontrar refletido nos pés. Além disso, não cuidar dos pés pode resultar em calosidades, unhas encravadas, joanetes, que afetam a postura e o metabolismo. Sem falar no incômodo fungo!

Os pés rígidos costumam indicar tensão no corpo e os pés flácidos, baixo tônus muscular. Pés que suam podem representar problema hormonal. Inchaço nos tornozelos relacionam-se a condições internas que devem ser examinadas por um médico.
A reflexologia é uma das terapias complementares mais inteligentes por que é possível descobrir pistas sobre o estado de saúde de um paciente. Estes sinais de alteração aparecem sob a forma de cristais nas áreas e pontos reflexos onde ele sente algum incômodo, revelando que há ou até que já houve algum problema na área correspondente do corpo e ás vezes pode-se surpreendê-lo descobrindo problemas dos quais o paciente ainda não teve conhecimento.
A reflexologia também serve para aliviar fortes tensões e relaxa profundamente enquanto trata. Você pode fazer uma sessão de reflexologia exclusivamente para este bem estar, onde receberá uma massagem especialmente para isso por 15 minutos em cada pé. Muitas vezes a pessoa adormece...



As unhas revelam também várias condições. Elas crescem mais rápido quando os níveis de hormônio flutuam, como na gravidez e antes da menstruação.
Elas podem crescer até 3mm por mês, mas podem se retardar em caso de doença grave. Quando isso acontece, ela fica mais fina e apresenta uma linha transversa chamada linha de Beau, causada por uma interrupção na produção da proteína ungueal.
As unhas refletem a nutrição que o corpo absorve. Ranhuras e rachaduras podem indicar que você precisa ingerir mais líquidos.  Unhas ressecadas e ásperas indicam falta de vitamina A e cálcio no organismo. Unhas muito arredondadas e curvas, com manchas escuras, significam carência de vitamina B12. O dorso da unha esbranquiçado pode significar anemia.



Na maioria dos casos, as manchas brancas surgem por pequenos traumas, inclusive excesso de pressão na unha causada pela manicure, na hora de empurrar as cutículas. Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Também pode ser este o motivo da unha ficar estriada, crescendo com ondulações e protuberâncias. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que sejamos capazes de lembrar algum trauma recente.
Em alguns casos de micose na unha, podem surgir manchas brancas. Quando elas surgem na superfície da unha e acompanham ressecamento, pode ser micose da lixa de unha, a normal, a de nivelação ou polimento. Neste caso o melhor a fazer é tratar com uma solução antifúngica, deixar sem esmalte e procurar usar lixas individuais. As lixas de pé também podem causar um tipo de micose plantar, caracterizada por pequenas bolhas e espessamento excessivo.
Bom, naturalmente que para qualquer problema o ideal é ir ao médico. Mas há duas soluções caseiras interessantes que não causam nenhum mal e ajudam a desinfetar e hidratar as unhas! 

Para dar uma clareada superficial, principalmente quando a unha fica amarelada devido ao esmalte mais escuro, vc pode deixar de molho na água morna com uma tampinha de água oxigenada por 20 minutos. A mancha também sai com lixa de polimento (nunca use esta lixa com pressão excessiva, nem muito frequentemente).
Para mantê-las hidratadas e com aquela cutícula parelhinha que a manicure adora, tem a cerinha da Granado e a pomada Bepantol, a mesma de usar no bumbum do bebê. E esta última ainda tem mais mil e uma utilidades, conto pra você lá no Vintage!!! Beijos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Endereço

Endereço